Modos de ver, ler e escrever no século XXI

  • Adriana Maria Barbosa
Palavras-chave: ensino de leitura e escrita, autoria, cânone.

Resumo

Este ensaio é o resultado de uma refl exão
sobre a minha prática docente como professora de
leitura e produção textual no ensino superior. Para
tanto, arrolei conclusões de uma pesquisa realizada na
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),
no período de 2007 a 2009, de modo a discutir a
fortuna crítica sobre os conceitos de cânone e autoria.
Embasam essa refl exão: o conceito de ensino de
língua em Geraldi (1997); a defi nição de cânone em
Bloom (1995) e Calvino (2001); e o termo autoria em
Barthes (2004), Foucault (1992), Compagnon (2001)
e Barbosa (20011..b). O objetivo geral deste ensaio é
repensar as práticas docentes no ensino de leitura e
escrita na escola e na universidade. Proponho uma
atitude transgressora frente a escolhas e usos do texto
em ambientes de ensino-aprendizagem por entender
ser este o papel da educação no século XXI: propiciar
novas posturas estéticas e seus desdobramentos éticos
frente ao texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-08-30
Seção
Dossiê temático