Corpo Abjeto e Identidade Desviante em "Pequeno Monstro", de Caio Fernando Abreu

Rosicley Andrade Coimbra

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar dois aspectos relevantes para a compreensão do conto “Pequeno monstro”, de Caio Fernando Abreu, quais sejam: corpo abjeto e identidade desviante. A proposta é tomar a categoria de abjeto como um excesso do qual o indivíduo precisa se livrar para se constituir como sujeito e a partir dela destacar como o narrador-protagonista do conto articula e busca resolver a tensão que gravita em seu interior, lutando para se constituir como sujeito. Nesse processo, a presença do “outro”, representada na figura do primo, desempenhará um papel determinante na expulsão da parte abjeta de dentro do personagem, resolvendo com isso seus conflitos internos e ajudando na definição de sua identidade.

Palavras-chave


Literatura; Estudos literários; Cultura.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Caio Fernando. Pequeno monstro. In: ______. Caio 3D: o essencial da década de 1980 [Os dragões não conhecem o paraíso]. Rio de Janeiro: Agir, 2005a. p. 111-127.

______. Os morangos de Caio F. estão maduros [Depoimento]. In: ______. Caio 3D: o essencial da década de 1980. Rio de Janeiro: Agir, 2005b. p. 259-261.

______. A mais justa das saias. In: ______. Pequenas epifanias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. p. 65-68.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BUTLER, Judith. Inscrições corporais, subversões performativas. In: ______. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. p. 222-244.

______. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 151-172.

CALEGARI, Lizandro Carlos. O cânone literário e as expressões de minorias: implicações e significações históricas. In: FOSTER, David William et al. Excluídos e marginalizados na literatura: uma estética dos oprimidos. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. p. 11-36.

CALLEGARI, Jeanne. Caio Fernando Abreu: inventário de um escritor irremediável. São Paulo: Seoman, 2008.

COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 23-60.

GIL, José. Metafenomenologia da monstruosidade: o devir-monstro. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 165-183.

KRISTEVA, Julia. Powers of horror. New York: Columbia University Press, 1982.

LEAL, Bruno Souza. Caio Fernando Abreu, a metrópole e a paixão do estrangeiro: contos, identidade e sexualidade em trânsito. São Paulo: Annablume, 2002.

LOPES, Denílson. Uma história brasileira. In: ______. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002. p. 121-164.

LOURO, Guacira Lopes. Marcas do corpo, marcas do poder. In: ______. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 75-90.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. Introduction. In: ______. Between men. English literature and male homosocial desire.New York: Columbia Univesity Press, 1985. p. 1-18.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Do delicioso horror sublime ao abjeto e à escritura do corpo. In: ______. O local da diferença. São Paulo: Editora 34, 2005. p. 31-44.

VILLAÇA, Nízia. Sujeito/abjeto. LOGOS, Rio de Janeiro, n. 25, p. 73-84, 2º sem. 2006.

ZILBERMAN, Regina. Existência urbana e ficção atual. In: ______. A literatura no Rio Grande do Sul. 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992. p. 131-148.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2526-4850

A Revista Litterata é indexada por: LATINDEX; ERIHPLUS; Dialnet; C.I.R.C.; WorldCat; Diadorim; PKP; CAPES; PVAF Search. É catalogada por bibliotecas universitárias dos Estados Unidos, Alemanha e Suiça, entre outras. 

    Resultado de imagem para dialnet Risultati immagini per worldcatCIRC EC3metrics    azul.jpg.jpg

    Risultati immagini per capes periódicos 

 Image result for stanford library logo