O Haiti é aqui: reflexões identitárias na letra da canção de Caetano Veloso

  • Marcelo Abreu da Silva UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Palavras-chave: Poesia, Cultura, Diáspora

Resumo

O objetivo deste artigo é desvelar os sentidos e o imaginário poético representados nas letras de canções do multiartista Caetano Veloso. Tenciona-se aprofundar o olhar sobre o processo de construção de discursos poéticos que tematizam a cultura brasileira e a identidade nacional, tendo como objeto de análise a canção “Haiti”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

CACCIATORE, Olga Gudolle. Dicionário de Cultos Afro Brasileiros. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 3ª ed. 1988.

CYNTRÃO, Sylvia. Como ler o texto poético: caminhos contemporâneos. Brasília: Plano Editora, 2004.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2004.

____________. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1998.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPeA, 1998.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

LIPOVETSKY, Gilles & SERROY Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

THIESSE. Anne-Marie. La création des identités nationales. Europe XVIIIe - XXe siècle. Paris: Editions du Seuil, 1999.

Publicado
2017-10-02
Seção
Dossiê temático