A (re)contextualização do navio negreiro no rap de Slim Rimografia

Palavras-chave: Literatura. Letramento. Cultura afro-brasileira

Resumo

O presente trabalho pretende oferecer uma proposta de sequência didática em consonância com a Lei 11.645/2008, na perspectiva do letramento literário. Assim, escolhemos como eixo temático o livro-poema O navio negreiro, do poeta Castro Alves, com adaptação do rapper Slim Rimografia (2013), uma vez que a versão atualizada do texto poético traz certas marcas de exclusão social que são consequências de um passado histórico por anos omitidas do currículo oficial de ensino. Para tanto, usaremos o referencial teórico de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cosson (2007), como fundamentação didático-metodológica para o desenvolvimento da progressão temática numa articulação dialógica com outras linguagens artísticas – pintura, fotografia, grafite e vídeo – que refletem aspectos da cultura afro-brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Valci dos Santos Novaes
Professor da Rede Estadual de Ensino. Mestre em Literatura, Estudo e Ensino pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Referências

ALVES, Castro. O navio negreiro. In: RIMOGRAFIA, Slim. O navio negreiro. Adaptação de Slim Rimografia. São Paulo: Guia dos Curiosos Comunicações, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Os diferentes tipos de letramentos hoje: (novos) desafios para a escola. In: Boletim 18, Salto para o futuro. Brasília: MEC/SEED/TV ESCOLA, 2007.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti. Gênero textual como articulador entre o ensino da língua e cultura midiática. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.). Gêneros textuais: da didática da língua aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 18 dez. 2015.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

FELINTO, Renata (Org.). A representação do negro nas artes plásticas brasileiras: diálogos e identidades. In: Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos - religiosidade, musicalidade, identidade e artes visuais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

RIMOGRAFIA, Slim. O navio negreiro. São Paulo: Guia dos Curiosos Comunicações, 2013.

ROJO, Roxane Helena; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Publicado
2017-10-02
Seção
Dossiê temático