A interidsciplinaridade no ensino superior: o exercício docente no curso de pedagogia do programa de formação de professores (PROAÇÃO/UESC)

  • Genigleide Santos da Hora
  • Gleydson da Paixão Tavares
Palavras-chave: Pedagogia, Formação de professores, Interdiciplinaridade

Resumo

Este trabalho reflete sobre as implicações paradigmáticas envolvidas na prática
do profissional de Pedagogia, em especial aqueles que atuam no ensino
superior. Suas ações estão vinculadas ao contexto do Programa de Formação
de Professores em Atuação na Educação Básica (PROAÇÃO), aprovado pelo Conselho
Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UESC), que através do
convênio nº 011/06 estabeleceu a parceria com 10 municípios de abrangência
da UESC para oferta da segunda edição do Curso, fundamentado nas políticas
públicas: LDB (9394/96); Parecer do CNE/CP n.º 009, de 08.05.2001; Diretrizes
Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em
nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena – MEC/CNE; e nos autores.
Atualmente, uma segunda versão do Curso de Pedagogia do PROAÇÃO/
UESC contempla 04 turmas, com 50 alunos cada, em média, tendo como objetivo
atender à demanda de formação dos profissionais de educação, sem formação
superior, da região cacaueira. Conforme o Projeto acadêmico-pedagógico,
tem em sua essência a proposta de intervenção interdisciplinar, tanto da ação
discente quanto da ação docente, no que tange à formação de professores em
serviço, na construção de um olhar crítico sobre as ações da prática pedagógica
e nas ações concernentes aos cursos de licenciatura dessa modalidade.

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Publicado
2014-07-03