Florestas, unidades de conservação e comunidade tradicional: relato de experiência de uma intervenção participativa. Percepção ambiental de moradores do assentamento vale verde: relato de experiência de uma intervenção participativa

Tâmiris Lima de Oliveira, Cristiane Andrade Fernades, Maria de Fátima Oliveira

Resumo


As problemáticas ambientais têm sido tema de inúmeros debates atualmente. O licenciado em ciências biológicas é capaz de proporcionar a realização de práticas educativas que contribuem para a diminuição de desigualdades sociais e que estimulem o conhecimento das interações entre seres vivos e o meio ambiente. Este projeto faz parte do trabalho de conclusão de curso de uma discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, realizado em uma comunidade tradicional do entorno de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, sobre a percepção da comunidade em relação à floresta que a rodeia, visando

gerar subsídios para a relação Unidade de Conservação X Comunidade do  entorno. A pesquisa foi realizada entre abril e junho de 2010, utilizando-se a metodologia da pesquisa-ação e a realização de uma oficina de diagnóstico rápido participativo. Não foram percebidos conflitos diretos entre a RPPN e a comunidade. No entanto, é notória a carência de oportunidades, projetos e programas para proporcionar uma estabilidade para parte significativa da comunidade. As sugestões de propostas de utilização das Unidades de Conservação pela comunidade é uma boa oportunidade para estreitar essa relação entre Comunidade, RPPN e Preservação florestal.


Palavras-chave


Pesquisa-ação; Percepção ambiental; Educação Ambiental

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