SEMANA DE PREVENÇÃO DA LESÃO POR PRESSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Emanuela Cardoso Silva
  • Flávia Leite Hora
  • Lethycia Araújo Nô
  • Paula Soriano Jesuíno
  • Roseanne Montargil Rocha
Palavras-chave: Úlcera por Pressão. Prevenção & Controle. Educação em Saúde. Enfermagem

Resumo

Este artigo discute a importância da extensão universitária no desenvolvimento de ações de prevenção nos mais diversos níveis de atenção à saúde. O objetivo é descrever a realização da Semana de Prevenção da Lesão por Pressão: pequenas ações que fazem diferença! pelo Núcleo de Estomaterapia (NUET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A ação foi realizada em dezembro de 2013 em dois hospitais do município de Itabuna – Bahia e consistiu em atividades educativas voltadas para profissionais de saúde e cuidadores/familiares. Foi organizada por docentes e discentes do curso de Enfermagem da UESC e coordenações de Enfermagem e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar das duas instituições. Foram 64 participantes, entre estudantes e profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas), além de 45 cuidadores/familiares. Na ação foram distribuídas cartilhas informativas. Considera-se que o objetivo da Semana de Prevenção da Lesão por Pressão foi alcançado, visto que foi possível realizar todas as atividades programadas. Foi essencial a parceria estabelecida entre o NUET e os gestores das instituições envolvidas. A integração ensino - serviço é uma estratégia excelente para promover a consolidação da extensão universitária enquanto alicerce para a viabilização de ações transformadoras, dialógicas e impactantes oportunizando a associação entre a Universidade e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuela Cardoso Silva
Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Estomaterapeuta pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Flávia Leite Hora
Pós-graduanda em Emergência e UTI pela iPROFIT. Enfermeira graduada pela UESC. Chefe da divisão de enfermagem do Hospital Municipal de Jaguaquara.
Lethycia Araújo Nô
Pós-graduanda em Emergência e UTI pela Consulmax. Enfermeira graduada pela UESC. Enfermeira da Atenção Básica no município de Camacan, Bahia.
Paula Soriano Jesuíno
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora assistente da UESC.
Roseanne Montargil Rocha
Pós-doutora pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora plena da UESC. Coordenadora do Núcleo de Estomaterapia (NUET) da UESC.
Publicado
2017-05-10