Discurso humorístico em propagandas de trânsito: efeitos ideológicos da cultura de negativação da morte

  • Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Discurso. Morte. Humor. Ideologia.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica acerca da relação entre morte, humor e ironia a partir da análise do discurso de uma campanha educativa de trânsito sobre o perigo de misturar álcool e direção. Para tanto, são tomadas como materialidades discursivas peças de comunicação (outdoors) sobre a temática dessa campanha. Como arcabouço teórico norteador, tem-se a Análise do Discurso francesa, de vertente pecheutiana, somada ao referencial dos dispositivos analíticos. Embora a campanha de trânsito tenha trazido uma proposta diferenciada ao associar morte e humor para chamar a atenção dos condutores no sentido de evitar acidentes, a análise do material coletado demonstrou, entre outros aspectos, ser a morte banalizada pela propaganda, assim como haver um reforço à reprodução da cultura de negativação da morte na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel, Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Comunicação Social
Publicado
2016-10-21
Como Citar
Pimentel, M. S. (2016). Discurso humorístico em propagandas de trânsito: efeitos ideológicos da cultura de negativação da morte. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 11(1), 89-102. https://doi.org/10.17648/eidea-11-915
Seção
Artigos