Como se processa a argumentação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Um estudo acerca dos modalizadores discursivos

Palavras-chave: BNCC, Educação, Modalizadores discursivos, Argumentação

Resumo

Este estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular BNCC) tem por objetivo descrever o funcionamento da modalização discursiva, enquanto fenômeno semântico-argumentativo e enunciativo no referido documento. Para tanto, fundamenta-se na concepção de argumentação na língua de Ducrot e colaboradores (1987 e 1988) e nos estudos sobre a Modalização Discursiva, propostos Castilho y Castilho (2002) e por Nascimento y Silva (2012). No que se refere à BNCC, utilizam-se os estudos de Caneiro (2020) e Silva (2021). O corpus deste estudo é constituído pelas seções de Introdução e Etapa do Ensino Fundamental (área de Linguagens), do referido documento. A pesquisa é natureza quali-quantitativa e de cunho descritivista e interpretativista. Com a análise do corpus constatou-se que os modalizadores mais recorrentes foram os deônticos de obrigatoriedade, os avaliativos, e os delimitadores produzindo diferentes efeitos de sentido no texto do documento.

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Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

Janaína Melo da Silva

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue e Licencianda em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Bolsista de Iniciação Científica CNPq/UFPB 2021-2022

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Publicado
2023-06-01
Como Citar
Pereira do Nascimento, E., & Melo da Silva, J. (2023). Como se processa a argumentação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(1), 57-78. https://doi.org/10.47369/eidea-23-1-3613
Seção
Artigos