As artimanhas do ethos durante um pronunciamento do presidente Lula

Palavras-chave: Argumentação., Discurso político., Presidente Lula

Resumo

Este trabalho, que se insere nos estudos retórico-discursivos da linguagem, tem como principal objetivo analisar as artimanhas da construção argumentativa de diferentes tipos de ethé que foram engendrados por ocasião de um pronunciamento do presidente Lula, durante seu programa eleitoral do segundo turno das eleições de 2022, compreendendo como os ethé estão apresentados discursivamente. Para a execução desse objetivo, ancoramos as nossas discussões em autores dos estudos retóricos antigos e modernos e da análise do discurso francesa contemporânea. A base teórica utilizada para a análise é especificamente a Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, aplicada ao discurso político, com destaque para a tipologia do ethos. Nossa investigação verificou que Lula se utilizou de uma tipologia do ethos que almeja despertar a confiança do auditório, ao passo que, a todo instante, desqualificou a imagem de seu adversário, Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutorando em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Deywid Wagner de Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente efetivo do curso de Letras-Português da UFAL campus Arapiraca, Alagoas.

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutor em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Publicado
2023-06-01
Como Citar
Rocha, M., Melo, D., & Moura, J. (2023). As artimanhas do ethos durante um pronunciamento do presidente Lula. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(1), 39-56. https://doi.org/10.47369/eidea-23-1-3611
Seção
Artigos