O Brasil e a polarização política no contexto da COVID-19

Breve análise do contrato de comunicação nas polêmicas em redes sociais digitais

Palavras-chave: Teoria Semiolinguística, Apologia da Polêmica, Teoria dos Fundamentos Morais, Polarização política

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar atos de linguagem e sua mise-en-scène no âmbito da polarização política esquerda-direita, com ênfase sobre a argumentação e o contrato de comunicação em torno das polêmicas nas redes sociais sobre políticas públicas do governo brasileiro contra a pandemia da COVID-19. Concluímos que o contrato de comunicação que se estabelece em torno de temas polêmicos e politicamente carregados não é firmado com o destinatário diretamente interpelado, mas com destinatários indiretos que compartilham dos mesmos fundamentos morais do locutor e são responsáveis por fornecer o que Charaudeau (2010) chama de “contrapartida de conivência”.

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Biografia do Autor

Ernani Cesar Freitas, Universidade de Passo Fundo

Docente da Universidade Feevale e da Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

Luis Henrique Boaventura, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras (UPF-2017). É bolsista PNPD/CAPES no PPGL da Universidade de Passo Fundo.

Publicado
2022-09-29
Como Citar
Freitas, E. C., & Boaventura, L. H. (2022). O Brasil e a polarização política no contexto da COVID-19. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 22(esp), 68-87. https://doi.org/10.47369/eidea-22-esp.-3544