A semiotização de mundo na Veja: noticiar para convencer

Palavras-chave: Semiolinguística, Semiotização de mundo, Capas, Veja

Resumo

Este trabalho, que é parte de uma pesquisa de pós-doutorado em andamento, tem por objetivo analisar a semiotização de mundo em algumas capas da revista Veja sobre a pandemia de Covid-19. A revista Veja configura-se como um produto do campo jornalístico, cuja legitimidade está em não apenas produzir e divulgar informações, mas também em atualizar a realidade e a renovar a apreensão do mundo. Como o próprio nome indica, a Veja mostra o que julga importante saber, de uma maneira particular, não transparente. Assim, a partir da teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, objetivando um estudo qualitativo, serão apresentados alguns conceitos caros à teoria, como o processo de semiotização de mundo (Charaudeau, 1995); o ato interenunciativo entre o sujeito comunicante e o sujeito interpretante (Charaudeau, 2001) e os modos de organização do discurso (Charaudeau, 2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana da Silva Rebello, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

 

Referências

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Coordenação da tradução: Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio-Ferreira. Tradução: Angela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2018.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Marcelo Silvano Madeira. São Paulo: Rideel, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. Les conditions de compréhension du sens de discours. In: Anais do I Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995, p. 9-16.

CHARAUDEAU, Patrick. Análise do discurso: controvérsias e perspectivas. Tradução: Wander Emediato de Souza. In: MARI, Hugo et al (Orgs.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso FALE/UFMG; Carol Borges Editora, 1999. p. 27-43.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. Tradução: Ida Lúcia Machado, Renato de Mello e Williane Viriato Rolim. In: MARI, Hugo et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso – FALE/UFMG, 2001. p. 23-37.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. Tradução: Angela M. S. Corrêa. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 11-27.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006a.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Tradução: Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Contexto, 2006b.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Coordenação da equipe de tradução: Ângela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.

CHARAUDEAU, Patrick. Um modelo sócio-comunicacional do discurso: entre situação de comunicação e estratégias de individualização. Tradução: Grenissa Stafuzza. In: STAFUZZA, Grenissa; PAULA, Luciane de (Orgs.). Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. Uberlândia: Edufu, 2010.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia? 38. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução: Vera da Costa e Silva et al. 26. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. La enunciacion: de la subjetividad en el lenguaje. 3. ed. Buenos Aires: Edicial, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza. São Paulo: Ática, 1986.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

Publicado
2022-06-15
Como Citar
Rebello, I. (2022). A semiotização de mundo na Veja: noticiar para convencer. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 22(1), 22-37. https://doi.org/10.47369/eidea-22-1-3261
Seção
Artigos