Elementos da argumentação polêmica no debate político televisionado: confrontos em torno de temas de interesse público

Palavras-chave: Polêmica, Retórica, Argumentação, Debate eleitoral

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar o funcionamento da argumentação polêmica em recortes do debate televisionado pré-eleitoral realizado pela emissora Band, no quadro da corrida presidencial de 2018. Foram analisados dois trechos de debate envolvendo os candidatos à presidência e os temas do aborto e dos privilégios com dinheiro público. Esta pesquisa fundamentou-se teoricamente nos campos da retórica, dos estudos de argumentação e do discurso, particularmente nos trabalhos de Plantin (2008), Amossy (2017) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Verificou-se que a argumentação polêmica pode ocorrer pautada no logos e no éthos, na primeira sequência analisada; mas também pode ocorrer pautada no pathos e na desqualificação do adversário, de acordo com a segunda sequência analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. Tradução: Mônica Magalhães Cavalcante. São Paulo: Contexto, 2017.

ANGENOT, Marc. La parole pamphlétaire: typologie des discours modernes. Paris: Payot, 1982.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo, Contexto, 2015.

PERELMAN, Caïm.; TYTECA, Lucie Olbrechts. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014.

PLANTIN, Christian. Argumentação: história, teoria, perspectivas. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Publicado
2021-10-07
Como Citar
Mazzola, R. (2021). Elementos da argumentação polêmica no debate político televisionado: confrontos em torno de temas de interesse público. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 21(2), 181 - 204. https://doi.org/10.47369/eidea-21-2-3142
Seção
Artigos