Resenha de “A voz do povo: uma longa história de discriminações”, de Carlos Piovezani

Palavras-chave: Análise do Discurso, A voz do povo, Preconceito linguístico

Resumo

A presente resenha apresenta a obra recém-publicada pelo professor Carlos Piovezani, A voz do povo: uma longa história de discriminações. O livro, como proposto em seu título, faz uma genealogia das discriminações da voz do povo, culminando na análise de alguns enunciados produzidos pela mídia a respeito da voz do candidato, presidente e ex-presidente Lula. Buscamos fazer um apanhado geral de cada parte da obra, partindo da introdução até a conclusão, objetivando localizar o leitor no conteúdo apresentado por Piovezani e o caminho percorrido. A seguir, indicamos, pontualmente, algumas de nossas observações como leitores da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Cavalcante Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão / UFCAT em transição

Graduado em Letras: Português e Inglês/Licenciatura (2007) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Psicologia/Bacharelado (2011) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão; Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão e doutorando (2019-atual) pelo mesmo Programa. É servidor público federal no cargo de Secretário Executivo, atuando na Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás.

Fábio Tibúrcio Gonçalves, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão / UFCAT em transição

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Lorena (1998) e em Licenciatura em Letras - Português (2017) pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Mestre (2014) em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Cursou Especialização em Teoria e Técnica Psicanalítica pela UFG - Regional Catalão. É doutorando pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos da Linguagem (PPGEL) pela mesma instituição. Atualmente é assessor jurídico do Juiz de Direito da Comarca de Caldas Novas/GO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Referências

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

PIOVEZANI, Carlos. A voz do povo: uma longa história de discriminações. Petrópolis: Vozes, 2020.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
Silva, S., & Gonçalves, F. (2021). Resenha de “A voz do povo: uma longa história de discriminações”, de Carlos Piovezani. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 21(1). https://doi.org/10.47369/eidea-21-1-3037
Seção
Resenha