As relações de sentido em anúncios publicitários: teoria da argumentação na língua e a construção de blocos semânticos

Palavras-chave: Teoria da Argumentação na Língua, Teoria dos Blocos Semânticos, Anúncios publicitários, Sentido

Resumo

A temática deste estudo consiste em aplicar conceitos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Ducrot (1990) e colaboradores, mais especificamente no que se refere à fase atual da teoria: a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS). O objetivo desta pesquisa é analisar a construção do sentido dos enunciados pela argumentação que se estabelece, exclusivamente por meio da língua, no discurso do anúncio publicitário. O marco teórico aborda as noções sobre Semântica Argumentativae Ducrot (1990, 2005a) e Carel (2002, 2005a), com base nos conceitos teóricos: encadeamentos argumentativos, argumentação externa e argumentação interna. A pesquisa é exploratória, bibliográfica e qualitativa. O corpus é composto de dois anúncios publicitários da Coca-Cola (The Coca-Cola Company). Constamos que a argumentação utilizada pelo locutor no discurso está pautada nos aspectos normativo e transgressivo, revelando que a língua em uso, por si só, estabelece as relações de sentido na construção argumentativa dos textos.

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Biografia do Autor

Keila de Quadros Schermack, Universidade de Passo Fundo

Keila de Quadros Schermack tem experiência na área de Educação, com Habilitação Profissional Plena de Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Borges do Canto (2002); Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2010). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2013). Possui experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística, Língua Inglesa e Literatura (brasileira e estrangeira). Ministra aulas particulares e atua como revisora de textos acadêmicos e publicitários. Em 2015 foi acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, onde cursou quatro semestres. Em 2016 e 2017 foi professora na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Frederico Westphalen no RS. No primeiro semestre de 2019, ministrou aulas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa no Instituto Federal Farroupilha/ Campus Júlio de Castilhos (RS). Atualmente é doutoranda em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. UPF. Bolsista Prosuc/Capes.

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
de Quadros Schermack, K., & de Freitas, E. (2021). As relações de sentido em anúncios publicitários: teoria da argumentação na língua e a construção de blocos semânticos. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 21(1). https://doi.org/10.47369/eidea-21-1-3021
Seção
Artigos