Sujeito dividido e argumentação

Efeitos das formações imaginárias no Ensino Fundamental

Palavras-chave: Argumentação, Discurso, Sujeito, Contradição

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar discursivamente como se dá a argumentação por parte de sujeitos-alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública, ao discursivizarem sobre o uso, ou não, do celular nas escolas. Adotamos o embasamento teórico da Análise do Discurso de linha francesa pêcheuxtiana e os estudos sobre a argumentação na perspectiva da AD que, para Pacífico (2016) é um direito humano; para Amossy (2016) mobiliza jogos de força e coloca em evidência a relação do discurso com o poder, e, para Piris (2016) não é um jogo de estratégias para persuadir. Foi possível constatar que a escola ainda é um espaço de interdição dos sentidos, posto que argumentar contra o sentido dominante, no caso da lei que proíbe o uso do celular na escola, nem sempre é possível para o sujeito-aluno, que produz imagens sobre o seu leitor. 

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Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Carvalho, Universidade de São Paulo

Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Faculdade Bandeirantes (2007), especialista em Teorias Linguísticas e Ensino pela Universidade Estadual de São Paulo - Unesp (2009), em Design Instrucional e Ensino, pela Universidade Federal de Itajubá - Unifei (2013) e em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Universidade de Brasília - UNB (2019). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (2020). É membro do grupo de pesquisa GEDISME - Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. É membro do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ELAD/CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisa de mestrado fundamentada na Análise do Discurso pecheuxtiana, com a investigação do tema: argumentação em espaço virtual e escolar: sujeito e escrita em diferentes condições de produção. Atua como professora na rede municipal de ensino de Sertãozinho/SP, na área de Língua Portuguesa.

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

Professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), Brasil

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Publicado
2020-12-23
Como Citar
de Souza Carvalho, M., & Romano Pacífico, S. M. (2020). Sujeito dividido e argumentação. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 20(3). https://doi.org/10.47369/eidea-20-3-2951
Seção
Artigos