A imposição de reformas e a midiatização: o ensino médio no Brasil entre consensos e resistências

  • Vanice Sargentini Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Discurso político. Reforma do Ensino Médio. Resistência.

Resumo

Problematizando as formas como são produzidas e circulam as notícias sobre Reformas Políticas, analisaremos a Campanha da Reforma do ensino médio, feita pelo Governo Michel Temer no Brasil. A Medida Provisória (MPV) nº 746, de 2016, ao ser apresentada de forma midiática à população brasileira, desencadeou discursos que expuseram o confronto das relações de poder inscritas no corpo docente e discente, nas expectativas políticas e empresariais, nos imaginários sobre o que se deve saber. Na mídia tradicional essas relações de poder tendem à defesa de um sistema de controle disciplinar (do corpo, do tempo e da vida) regido pelo pensamento capitalista liberal, obliterando o pensamento científico, pedagógico e acadêmico. 

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Publicado
2018-09-11
Como Citar
Sargentini, V. (2018). A imposição de reformas e a midiatização: o ensino médio no Brasil entre consensos e resistências. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 16(1), 314-333. https://doi.org/10.17648/eidea-16-2225