Política, mídia e fala popular. Um porta-voz do povo na imprensa brasileira

  • Carlos Piovezani Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Discurso. Fala pública. Mídia. Política.

Resumo

O artigo pretende responder às seguintes questões, com base na Análise do discurso: o que se diz na mídia brasileira sobre as falas públicas de Lula como candidato, presidente e ex-presidente? De que modo se formulam esses enunciados midiáticos? Quais são suas relações com dizeres antigos e modernos que depreciam a fala popular? Há variações ou não no tratamento dispensado pela mídia à fala pública de Lula, na medida em que seus veículos são conservadores ou progressistas? Quais são as relações entre a depreciação da fala pública popular e os estigmas atribuídos à escuta popular da fala pública? Para fazê-lo, analisamos uma série de enunciados extraídos de um corpus constituído por textos dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo e das revistas Veja e Época, publicados desde 1989 até nossos dias.
Publicado
2018-09-11