Esboço de uma política comunicacional e exposição de uma matriz discursiva: a primeira veiculação de Aló Presidente (Hugo Chávez, 1999)

  • Elvira Narvaja de Arnoux Universidad de Buenos Aires
Palavras-chave: Hugo Chavez. Matriz discursiva. Dispositivo enunciativo. Política de comunicação.

Resumo

Hugo Chávez, presidente da Venezuela entre 1999 e 2013, insistentemente apelou à mídia para convocar e mobilizar a população. Aló Presidente, que foi primeiro uma transmissão de rádio e depois uma transmissão televisiva, desempenhou um papel importante no desenvolvimento da “Revolução Bolivariana”. Neste artigo, analisamos o início da série. Abordamos a relação que o formato do programa habilita entre o midiático e o político e analisaremos, por um lado, o dispositivo enunciativo no qual a dimensão emocional tem um peso significativo e, por outro, os objetos que voltam insistentemente: a Constituinte, a relação de pessoas e exército, aquilo a que se opõe a revolução bolivariana e as afiliações a que se refere. Consideramos que tanto o dispositivo enunciativo quanto os modos de construir objetos formam a matriz de uma discursividade que se desdobrará ao longo da vida política de Chávez.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-09-11
Como Citar
Narvaja de Arnoux, E. (2018). Esboço de uma política comunicacional e exposição de uma matriz discursiva: a primeira veiculação de Aló Presidente (Hugo Chávez, 1999). Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 16(1), 71-102. https://doi.org/10.17648/eidea-16-2213