Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook

Ane Cristina Thurow, Ercília Ana Cazarin, Jeferson da Silva Schneider

Resumo


As campanhas publicitárias movimentam saberes que são reproduzidos pelo sujeito ao utilizar a linguagem. Este sujeito, atravessado pela ideologia, indica sua posição frente ao dizer, deixando rastros das possíveis relações de forças que se estabelecem a partir da publicidade. Neste estudo, buscamos analisar discursivamente, à luz da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana, os efeitos de sentido produzidos a partir da imagem e de dois enunciados presentes na publicidade da empresa Friboi: “O açougue tem Friboi?” e “Então você pode confiar”. Para a análise, consideramos algumas noções primordiais para a interpretação como: discurso, sujeito, formação discursiva e condições de produção. Com este trabalho, esperamos evidenciar, por meio das condições de produção, os prováveis efeitos de sentido produzidos em diferentes formações discursivas configuradas.


Palavras-chave


Discurso. Campanha publicitária. Formação Discursiva. Condições de produção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/eidea-14-1696

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