A construção da argumentação no resumo acadêmico a partir da utilização dos operadores de contraposição

Marcos Antônio da Silva, Luiz Henrique Santos de Andrade

Resumo


Este estudo analisa a polifonia de enunciadores, bem como os operadores argumentativos de contraposição, em resumos acadêmicos que fazem parte de um projeto “guarda-chuva” maior. Para tal empreendimento, lançamos mão da Teoria da Argumentação na Língua proposta por Oswald Ducrot (1987, 1988) e Anscombre e Ducrot (1983, 1994). A metodologia empregada é de natureza descritiva e qualitativa, tendo em vista que estamos atentos ao funcionamento desses operadores tanto como elementos coesivos quanto pelo fato de serem utilizados como uma estratégia argumentativa, orientando os enunciados para determinadas conclusões. A análise realizada no corpus, constituído de cinco resumos acadêmicos, constatou que se trata de um gênero discursivo que apresenta como principal estratégia argumentativa a polifonia de enunciadores, em que os operadores de contraposição analisados não funcionam apenas como elementos de ligação de palavras e orações, mas também ativam pontos de vista diferentes, corroborando para o leitor perceber o posicionamento do locutor responsável pelo texto.


Palavras-chave


Argumentação. Operadores argumentativos. Polifonia de enunciadores. Resumo acadêmico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/eidea-14-1586

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