A retórica de Trump apoiada pela metáfora da moralidade

  • Kaline Girão Jamison Universidade da Integração Internacaional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
Palavras-chave: Metáfora. Moralidade. Argumentação. Política

Resumo

Neste trabalho, objetivamos analisar o discurso de Donald Trump na ocasião do lançamento de sua candidatura à presidência dos E.U.A. e apontar elementos linguístico-cognitivos que ajudaram a elaborar sua credibilidade e identificar quais as metáforas de moralidade que estavam subjacentes à linguagem utilizada e que favoreceram sua campanha política. Baseamo-nos no Sistema da Metáfora Moral (LAKOFF; JOHNSON, 1999) para detectar elementos metafóricos que ajudaram na construção de argumentos favoráveis a Trump. Concluímos que o Sistema da Metáfora Moral, que define parte dos conceitos morais dos ocidentais, permeia a linguagem política e subjaz aos principais argumentos utilizados por Trump em seu discurso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaline Girão Jamison, Universidade da Integração Internacaional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto de Humanidades e Letras, do setor de língua inglesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).
Publicado
2017-07-19
Como Citar
Jamison, K. (2017). A retórica de Trump apoiada pela metáfora da moralidade. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 13(1), 86-103. https://doi.org/10.17648/eidea-13-1367
Seção
Artigos