Transgressividade nos aspectos normativos recíprocos da expressão “só que não”

Palavras-chave: Transgressividade. Aspectos Normativos e Transgressivos. Blocos Semânticos. Humor.

Resumo

Este trabalho analisa a expressão “Só que não”, presente nas gírias que circulam pelas redes sociais. O objetivo desse estudo é identificar o humor a partir da postura do locutor mediante os pontos de vista levantados pela análise argumentativa. A Teoria da Argumentação na Língua (ADL) e a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), desenvolvida por Ducrot (1990, 2005) e Carel (2005, 2010), compõem o aporte teórico. Procederemos à análise, partindo do princípio teórico de que as palavras não possuem valor referencial. Seu sentido só é construído a partir dos encadeamentos que possibilita ou veta a realização. O corpus deste trabalho conta com um texto disponível em redes sociais. Os procedimentos metodológicos são descritivos e bibliográficos, de abordagem qualitativa. O estudo da argumentação dos enunciados, através dos blocos semânticos, permite identificar os enunciados normativos e transgressivos recíprocos e verificar o absurdo presente nos encadeamentos argumentativos dos enunciados presumidamente humorísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iverton Gessé Ribeiro Gonçalves, Universidade de Passo Fundo
Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Licenciado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul.
Publicado
2017-07-19
Como Citar
Gonçalves, I. (2017). Transgressividade nos aspectos normativos recíprocos da expressão “só que não”. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 13(1), 68-85. https://doi.org/10.17648/eidea-13-1354
Seção
Artigos