30 de setembro, dia da secretária: análise discursivo-imagético-textual de publicidade on-line da UNIMED Araraquara

Ana Carolina Gonçalves Reis, Anna Clara Arcanjo Fonseca

Resumo


Este estudo apresenta uma análise discursivo-imagético-textual de uma publicidade on-line veiculada no Dia da Secretária – 30 de setembro – de 2011 pela “Unimed Araraquara”. Como aporte teórico-metodológico, valemo-nos da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008b). Nosso intento foi identificar os imaginários sociodiscursivos (CHARAUDEAU, 2008a; REIS, 2012) construídos acerca da profissão e do profissional da área secretarial e verificar se coadunavam ou iam de encontro aos usualmente averiguados na sociedade. Identificamos, pois, uma dualidade de imaginários: alguns, socialmente cristalizados, como no que tange ao gênero (feminino) e à não diferenciação das profissões de secretariado e secretariado executivo, foram observados; mas, por outro lado, foi curioso constatar também uma veiculação de imaginários da profissão ancorados na Lei 9261/96, relacionados aos saberes de conhecimento, tais como os concernentes à assistência e ao assessoramento a executivos, por exemplo.

Palavras-chave


Análise do Discurso. Teoria Semiolinguística. Imaginários sociodiscursivos. Secretariado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/eidea-12-1184

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