O comentário metadiscursivo como estratégia argumentativa em debates eleitorais

  • Gustavo Ximenes Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Paloma Bernardino Braga Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Palavras-chave: Comentário metadiscursivo. Debate eleitoral. Estratégia argumentativa. Trabalho de face.

Resumo

Neste trabalho, investigamos o papel do comentário metadiscursivo (CM) como uma estratégia argumentativa relevante, utilizada pelos adversários políticos no debate eleitoral. Com base na análise de dois debates, verificamos que, do ponto de vista da função que exercem, todos os CM atuam no processo de negociação de faces (ou trabalho de face). A partir dessa função geral, identificamos três subtipos de CM, que são aqueles com que os adversários (i) avaliam negativa ou positivamente a maneira como o interlocutor (adversário ou integrante da plateia) construiu sua intervenção, (ii) avaliam o comportamento dos candidatos ao longo do debate ou mesmo ao longo da campanha eleitoral, (iii) evidenciam ter consciência de propriedades típicas (regularidades genéricas) da interação de que participam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professor Adjunto da Faculdade Letras da UFMG.
Paloma Bernardino Braga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Graduanda em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/Cnpq).
Publicado
2017-03-12
Como Citar
Cunha, G., & Braga, P. (2017). O comentário metadiscursivo como estratégia argumentativa em debates eleitorais. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 12(1), 101-118. https://doi.org/10.17648/eidea-12-1173
Seção
Artigos