Habermas e Ducrot: percursos da ética do discurso

  • Júnia Diniz Focas Faculdade de Letras - UFMG
Palavras-chave: Polifonia. Ética do Discurso. Ethos.

Resumo

Os conceitos de argumentação e de polifonia, desenvolvidos por Ducrot, são interpretados como um modo de ação social. É nesse eixo que a discussão empreendida pelo autor insere a ética discursiva filosófica no âmbito dos estudos do discurso, tão fundamental no mundo moderno. A descrição dos interlocutores, o locutor enquanto tal L e o locutor enquanto ser do mundo λ demarcam as posições enunciativas com seus respectivos estatutos sociais e morais. Tal princípio teórico fundamentará a constituição do ethos performativo, relativo ao locutor enquanto ser do mundo λ e ao locutor enquanto tal L, ambos constituintes do que definiremos como ethos ético, delimitados, respectivamente, no Princípio Universal (U) e no Discurso Prático (D), na terminologia de Habermas. Assim, será o Princípio de Universalização (U) que justifica as pretensões de retitude dos Discursos Práticos e reformula a dimensão objetiva para uma realidade intersubjetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnia Diniz Focas, Faculdade de Letras - UFMG
Professora Doutora da Faculdade de Letras (UFMG). Pesquisadora na área da Análise do Discurso, Argumentação e na Ética do Discurso.
Publicado
2017-03-12
Como Citar
Focas, J. (2017). Habermas e Ducrot: percursos da ética do discurso. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 12(1), 119-134. https://doi.org/10.17648/eidea-12-1129
Seção
Artigos