Pedaladas fiscais: discursos do jornal O Estado de São Paulo

  • Livia Dias Azevedo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Palavras-chave: Análise do Discurso. Condições de produção. Jornal. Pedaladas fiscais.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito do ponto de tensão formado através dos discursos que são veiculados pelo jornal “O Estado de São Paulo” sobre as pedaladas fiscais. Estes diferentes discursos constroem realidades que reforçam ou refutam a necessidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para analisar os textos do jornal, utilizou-se Foucault (2005), Possenti (2009), Brandão (2012), Orlandi (2015), Maingueneau (2015), dentre outros, como principais referências teóricas e metodológicas em Análise do Discurso. É possível observar através da análise realizada que a linguagem presente nos textos do jornal não é transparente, objetiva e autoexplicativa. A linguagem está na fronteira, no cruzamento, no entre-lugar do dito e não dito, das intenções que refletem as ideologias, reflete também vontades, desejos e posicionamentos. É através da linguagem que os efeitos de sentido vão sendo construídos e reconstruídos, num jogo de mostrar e esconder para convencer.

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Biografia do Autor

Livia Dias Azevedo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS.  Coordenou o Subprojeto interdisciplinar do Programa de Iniciação à docência-PIDIB e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores-LIFE, ambos fomentados pela CAPES.  Autora do livro “Feira de Santana: entre culturas, paisagens, imagens e memórias visuais urbanas (1950-2009)”. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências da Terra da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Publicado
2017-03-12
Como Citar
Azevedo, L. (2017). Pedaladas fiscais: discursos do jornal O Estado de São Paulo. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 12(1), 135-153. https://doi.org/10.17648/eidea-12-1091
Seção
Artigos