Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Direito & Vida tem por objetivo debater questões teórico práticas relacionadas ao Direito Ambiental e sua aplicabilidade na efetivação das políticas públicas voltadas à gestão ambiental, numa perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Recebe trabalhos inéditos em forma de artigos, resenhas, entrevistas, opiniões, peças processuais, escritos por profissionais, pesquisadores e estudantes das diversas áreas afins ao Direito Ambiental, Gestão e Sustentabilidade. Os trabalhos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês, acompanhados de um resumo e palavras-chave, devem ser encaminhados pelo sistema do Portal de Periódicos da UESC.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O Conselho Editorial da Revista, após decidir sobre sua adequação às políticas editoriais, submeterá cada proposta de publicação recebida à avaliação de pareceristas permanentes e ad hoc. A avaliação, realizada por pares, no sistema duplo às cegas, tem como objetivo verificar originalidade e relevância do trabalho, bem como sua contribuição para o desenvolvimento educacional, científico, artístico-cultural, tecnológico ou social. Os pareceristas são professores, pesquisadores ou profissionais, com qualificação reconhecida, de notório saber em sua área de avaliação. Os avaliadores prestam relevante serviço de natureza científica, portanto sua atividade não será remunerada.

Os conceitos e opiniões expendidos nos trabalhos são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando, necessariamente, o pensamento do Conselho Editorial. A Coordenação reserva-se o direito de aceitar ou não qualquer trabalho recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial ou dos pareceristas consultados, assim como o direito de propor eventuais alterações, julgadas necessárias, desde que aprovadas pelo autor.

 

Periodicidade

A Revista tem periodicidade semestral, e recebe trabalhos em fluxo contínuo. Os trabalhos podem ser publicados coletivamente, havendo número considerado suficiente pelo Conselho Editorial, e poderão ser adiconados individualmente, incluindo-se os mesmos ao sumário atual quando prontos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.