TURISMO CULTURAL E O CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO MEIO RURAL PAULISTA

  • Lívia Morais Garcia Lima
Palavras-chave: Educação Não Formal. Turismo Cultural. Fazendas Históricas.

Resumo

No presente artigo, saliento a possibilidade do desenvolvimento de uma educação não formal, não estando restrita ao espaço urbano, a partir do turismo cultural. O objetivo do artigo é analisar as ações de educação patrimonial não formal realizadas no âmbito do meio rural paulista, voltadas para adultos e idosos, a partir da comparação de três fazendas históricas, selecionadas entre as participantes do projeto PPPP/FAPESP (07/55999-1). A metodologia da História Oral contribuiu para a construção do corpus do estudo, porque tratou a entrevista com os depoentes como um momento de troca entre o pesquisador e o pesquisado, permitindo assim novas reflexões sobre o imaginário e o espaço rural paulista. Utilizou-se o caderno de campo e as fotografias realizadas in loco como aliados a metodologia da história oral. O estudo permitiu observar que os turistas têm buscado tais atividades no sentido de vivenciarem concretamente experiências que os remetem à histórias e memórias difundidas no âmbito familiar, referentes a avós ou bisavós que emigraram para o Brasil para trabalhar como colonos em fazendas cafeeiras.

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Publicado
2015-07-06
Seção
Artigos