CONSUMO DA GASTRONOMIA CAIÇARA NO LITORAL SUL DE SÃO PAULO:

UMA ANÁLISE A PARTIR DOS COMENTÁRIOS DOS USUÁRIOS DO TRIPADVISOR

  • José Elmar Feger Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Arthur Alves Negrão da Silva UNIVR Universidade do Vale do Ribeira
  • Mirna de Lima Medeiros UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luiz Ernesto Brambatti UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo

O turismo gastronômico nas regiões litorâneas do país é destaque em estudos como lócus de análise, porém, pouco se sabe sobre o consumo de alimentos tidos como “tradicionais” ou “modernos” em espaços que abrigam nativos caiçaras e compartilham suas riquezas culturais. Este artigo objetiva verificar o interesse do turista em relação a tradicional comida caiçara ofertada pelos estabelecimentos tradicionais do município de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia localizados no litoral do estado de São Paulo. Os atributos acerca do consumo alimentar serão analisados através das interações humanas pontuadas na plataforma online TripAdvisor. De começo o estudo sistematizou uma revisão teórica acerca do turismo gastronômico, comida caiçara, pratos típicos do litoral sul de São Paulo e temas sobre análise de interações humanas em plataformas online. Em seguida, extraiu-se 480 relatos de restaurantes com maior número de pontuações “popularidade”, mapeando os comentários que retratavam o interesse por alimentos tradicionais caiçara e ou preparações culinárias diversas sem viés “típico”, cujo consumo se deu entre os meses de janeiro e novembro de 2020. De modo geral, constatou-se uma quantidade superior de relatos que expressam sua preferência por elementos da gastronomia tradicional caiçara, contudo este cenário vem sofrendo forte influência do processo de globalização, visto que nos dados observou-se tendência de aumento no consumo de alimentos padronizados como nova necessidade por parte dos turistas considerados na amostra analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Elmar Feger, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Dr. Em desenvolvimento Regional pela UNISC, Mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB, Bacharel em Administração pela UnC. Professor e Pesquisador do Programa de Pós Graduação Mestrado em Turismo da UFPR.

Arthur Alves Negrão da Silva, UNIVR Universidade do Vale do Ribeira

Mestrando em Turismo no Programa de Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná; Professor de Gastronomia da Universidade do Vale do Ribeira UNIVR, Brasil.

 

Mirna de Lima Medeiros, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências; Professora do curso de bacharelado em Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Luiz Ernesto Brambatti, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutor em Sociologia; Professor do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral e do Mestrado em Turismo da UFPR, Brasil. lebramba@gmail.com

Publicado
2023-01-11