Instagram como Plataforma de Promoção Turística:

Análise das Marcas de Recife/PE e Salvador/BA.

  • Greice Bezerra Universidade de São Paulo
  • Cynthia Correa Universidade de São Paulo
  • Andreia Nakamura Universidade de São Paulo

Resumo

A pesquisa enfoca a necessidade de investigar a atuação das organizações de gestão de destino para a promoção turística de capitais brasileiras em plataformas de redes sociais. O objetivo geral é estabelecer um estudo comparativo entre os perfis oficiais de promoção turística no Instagram das capitais nordestinas Recife/PE e Salvador/BA, administrados pela Visit Recife e pela Visit Salvador da Bahia, respectivamente. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, além de uma análise das publicações de cada perfil pelo período de dois meses, a fim de observar a linguagem utilizada, os tipos de mídia e as formas de engajamento com os usuários via plataforma. Por meio desta pesquisa, constatou-se que em um período de retomada do turismo devido à pandemia de COVID-19, a marca de Recife/PE se limitou a informar a população sobre protocolos de segurança, enquanto a marca de Salvador/BA apostou em gerar conteúdos interativos para fidelizar seguidores nacionais e estrangeiros. Apesar de ambos os perfis terem um tempo similar de funcionamento, a capital baiana obteve uma performance superior, pois as publicações ocorreram com mais frequência e o engajamento com os usuários acabou sendo maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice Bezerra, Universidade de São Paulo

Bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. greicebezerrar@gmail.com

Cynthia Correa, Universidade de São Paulo

Professora Associada 2 da Universidade de São Paulo (USP), com atuação no Bacharelado em Lazer e Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Livre-Docente em Marketing Turístico Digital pela USP e líder do Grupo de Pesquisa Humanitas Digitalis, Brasil. cynthiacorrea@usp.br

Andreia Nakamura, Universidade de São Paulo

Bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), especialista em marketing digital e integrante do Grupo de Pesquisa Humanitas Digitalis. E-mail: andreiankm@gmail.com

Publicado
2022-07-27