ROTEIRO DE TURISMO RURAL CAMINHO POMERANO: APROXIMAÇÕES ENTRE ASPECTOS HISTÓRICO-CULTURAIS E ATRATIVOS TURÍSTICOS DO ROTEIRO

  • Magda Micheline Spindler
  • Eurico de Oliveira Santos
Palavras-chave: Turismo no espaço rural. Aspectos histórico-culturais.Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano. São Lourenço do Sul (RS).

Resumo

O município de São Lourenço do Sul no Estado do Rio Grande do Sul desenvolve em seu espaço rural o Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano. Criado e implantado entre 2005 e 2007, o roteiro congrega seis propriedades rurais, onde são apresentados aspectos da história e da cultura pomerana. Entre as atividades propostas pelas propriedades estão: alimentação, apresentações sobre modos de fazer, contato com animais, degustações, exposições de objetos, histórias sobre os imigrantes pomeranos e varejo com produtos locais. O presente artigo objetiva apresentar e realizar uma aproximação entre aspectos histórico-culturais da etnia pomerana e atrativos turísticos presentes no roteiro. A pesquisa caracteriza-se por utilizar concomitantemente as abordagens qualitativa e quantitativa, sendo constituída de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Aspectos histórico-culturais da imigração pomerana estão sendo revalorizados, inclusive pelos moradores de São Lourenço do Sul, a partir e por intermédio da atividade turística realizada no espaço rural do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-11
Seção
Artigos