A ARTE DE AGREGAR VALOR AO SERVIÇO: UM ESTUDO SOBRE AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA ESCOLHA DE UM RESTAURANTE

  • João Heitor de Ávila Santos
  • Breno Augusto Diniz Pereira
  • Denise Rossato Quatrin
Palavras-chave: Restaurantes. Escolha alimentar. Atmosfera de serviço. Consumidores. Cultura.

Resumo

No atual ambiente competitivo, as organizações buscam se estruturar e se diferenciar, crescendo a necessidade de se ter uma gestão que proporcione diferenciais de modo lucrativo e sustentável. Para que isso possa ser alcançado, existem alguns fatores chaves, como o planejamento e o uso de estratégias que visem à sustentabilidade.Em virtude disto, o presente estudo busca avaliar quais os fatores, relativos à atmosfera de serviço, são mais influentes quando da escolha por um restaurante em uma praça de alimentação de um shoppingcenter.Para isso, foi realizado um estudo de caso na praça de alimentação de um shoppingcenter localizado no sul do Brasil. A pesquisa do tipo Survey foi realizada junto à 397 clientes da praça de alimentação e analisou fatores do modelo “Servicescape” de Salazar (2006) através de análise fatorial e também das diferentes percepções entre gêneros. Pelas análises realizadas, pode-se perceber a grande importância dada pelos consumidores para o aspecto da limpeza do restaurante e também de seus funcionários, bem como o conforto oferecido pelo restaurante.

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Publicado
2015-02-11
Seção
Artigos