CONTRIBUIÇÕES DO ETNOTURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUAS POTENCIALIDADES PARA AMAMBAI-MS

  • Priscila Judice Lemes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Obedias Miranda Belarmino Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O etnoturismo, embora pouco conhecido, consiste basicamente na atividade turística de convivência com os povos originários, possibilitando a interação sociocultural com esses povos. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais conceitos relacionados ao etnoturismo, bem como sua contribuição para o desenvolvimento sustentável das populações envolvidas e as potencialidades de sua aplicação nas aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari, localizadas no município de Amambai, no estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudo bibliográfico, com narrativa em primeira pessoa, os procedimentos técnicos foram baseados na seleção, consulta e análise de publicações cientificas, oficiais e acadêmicas. Os resultados mostram que as aldeias de Amambai possuem potencialidades claras e legítimas para implantação do etnoturismo como gerador de renda e promotor da valorização das culturas locais, bem como promover o desenvolvimento sustentável do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Judice Lemes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em DIREITO pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Garça - FAEG. Pós graduação pela Rede de Ensino LFG/ANHANGUERA em Direito do Trabalho. Mestranda em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade Ponta Porã. Ministrou aulas no Curso Técnico de Transação Imobiliária, na Escola Estadual "Dr. Fernando Correa da Costa" (2015) e no Curso Técnico em Serviços Jurídicos, na Escola Estadual "Dr. Fernando Correa da Costa" (2016) Advoga há 12 anos em escritório próprio. Atualmente é gestora na Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, no município de Amambai/MS.

Obedias Miranda Belarmino, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018). Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos UEMS/Brasil. Tem experiência na administração pública e privada. Ama desafios e gosta de estar em constante aprendizado. Dispõe de forte influência empreendedora, criativa e flexível ao ambiente empresarial e social, usa seus conhecimentos para realizar seu melhor na atividade a qual está envolvido. Atualmente vêm desenvolvendo pesquisas na área de desenvolvimento socioeconômico da faixa de fronteira sul mato-grossense.

Publicado
2023-01-18