AGLOMERAÇÃO TERRITORIAL NO TURISMO: UMA AVALIAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS NA DESTINAÇÃO TURÍSTICA DE URUBICI/SC

  • Fabiela Fátima Andrighi
  • Valmir Emil Hoffmann
Palavras-chave: Aglomeração territorial, atores sociais, competitividade, redes interorganizacionais.

Resumo

As aglomerações territoriais vêm sendo consideradas como um âmbito propício ao desenvolvimento da competitividade do setor turístico. A literatura mostra que esse conceito envolve além das empresas implicadas, também atores públicos e ONGs em processos de interação e cooperação. Neste contexto, apresenta-se este artigo que identifica os atores sociais e sua importância na aglomeração territorial do setor turístico de Urubici/SC. Para sua operacionalização foi realizada uma pesquisa censitária com as ONGs, poder público e privado do município, através da aplicação de um questionário aos gestores dessas organizações. Os resultados revelam que todos os atores sociais estudados têm importância para a atividade turística no município de Urubici, com destaque para as empresas turísticas privadas, que são percebidas como as mais importantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-01-25
Seção
Artigos