ANÁLISE DA INTERVENÇÃO TURÍSTICA NA QUALIDADE PAISAGÍSTICA DA CASA DAS TULHAS NA CIDADE HISTÓRICA DE SÃO LUÍS (MARANHÃO)

  • Saulo Ribeiro dos Santos
  • Luana Ferreira Maia Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Casa das Tulhas. Centro histórico. Intervenção turística. Paisagem urbana. São Luís.

Resumo

O turismo exerce expressivas inferências na paisagem e esta é uma das questões que vem sendo estudadas por diversos autores nacionais e internacionais, em que os resultados das pesquisas demonstram que o turismo apropria-se das paisagens como produto turístico, incluindo áreas históricas de destinos turísticos. Tendo em vista que as primeiras modificações ocorridas no centro histórico de São Luís (Maranhão, Brasil) foram de caráter púbico com o objetivo principal de revitalizar e requalificar a área, levando a movimentação de moradores e turistas para o local, o que promoveu a adaptação, reinvenção e uso de prédios e espaços públicos em determinada área funcional turística. Objetiva-se assim, analisar as interferências da atividade turística nas condições da qualidade paisagística do objeto de estudo selecionado, Casa das Tulhas em São Luís. O aporte metodológico apoia-se em literatura bibliográfica específica sobre paisagem, patrimônio e turismo, assim como arquivos e documentos institucionais, e o levantamento empírico através da coleta de imagens do local, para análise da qualidade paisagística dos elementos que sofreram intervenções especialmente para a sua formatação como produto turístico, sob o ponto de vista dos observadores de cena (moradores, turistas e feirantes). Os resultados possibilitam reconhecer a necessidade de maior relevância para o local de estudo, assim como o destaque da atividade turística enquanto agente transformador da paisagem da Casa das Tulhas, em que diversos ambientes modificaram seus usos em decorrência das políticas, projetos e movimentação de visitantes no lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Ribeiro dos Santos

Doutor em Geografia (UFPR)

Doutor em Gestão Urbana (PUCPR)

Bacharel em Turismo

Professor Adjunto do curso de Turismo da UFMA

Luana Ferreira Maia, Universidade Federal do Maranhão
Graduanda em Turismo

Referências

BONAMETTI, J. H. A ação do IPPUC na transformação da paisagem urbana de Curitiba a partir da área central. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Área de Tecnologia do Ambiente Construído)- Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – EESC/USP, São Carlos, 2000.

CARVALHO, Karoliny Diniz. Turismo e preservação do patrimônio cultural na visão dos moradores do bairro da Praia Grande em São Luís/MA. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. Abril 2009.

CASTROGIOVANNI, A. C. Turismo Urbano. São Paulo: Contexto, 2000.

CORIOLANO, L. N. M. T. (org). O turismo e a relação sociedade-natureza: realidades, conflitos e resistências. Fortaleza: EdUECE, 2007.

CORRÊA;Roberto; Zeny ROSENDAHL. (Org.). Paisagem, Imaginário e Espaço. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

CRUZ, da G.; CAMARGO, P. de; GUZELA, M. Fotografia e suas interfaces para o desenvolvimento da imagem de um destino turístico. In: Anais do IX Seminário Internacional de Turismo-SIT. Ecoturismo e Turismo de Aventura. UNICEMP: Curitiba, 2007.

DE LATORRE, O. El turismo fénomeno social. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

HARDT, L. P. A. ; HARDT, C. Contexto histórico de intervenção na paisagem e espaços urbanos. In: Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, VIII, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP, 1-9, 2006.

HAYLLAR, Bruce; EDWARDS, Deborah; GRIFFIN, Tony; ALDRIGUI, Mariana. Turismo em cidades: espaços urbanos, lugares turísticos. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

IGNACIO, C. F. et al. Guia para Elaboracion de Estúdios del Médio Físico: contenido y metodologia. 2. ed. Madrid: CEOTMA. (Serie Manuales; 3) 1994.

KOZINETS, R. V. On netnography: initial reflections on consumer research investigations of cyberculture. Evanston, Illinois, 1997.

LEITE, M. A. F. P. Destruição ou desconstrução. São Paulo: FAPESP, 1994.

LEMOS, Carlos A.C. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense, 1981.

LUCHIARI, M. T. D. P. A (re) significação da paisagem no período contemporâneo, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1999.

MENESES, U. T. B. A paisagem como fato cultural. IN: YÁZIGI, E. Abdo (org.). Turismo e paisagem. São Paulo: Contexto, 2004, p.p. 29-64.

MERCANTE, M. A. A vegetação urbana: diretrizes preliminares para uma proposta metodológica. In: NEMA, 3º Encontro Nacional de Estudos sobre o Meio Ambiente. Anais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina – UEL, 1991.

OLIVEIRA, Lívia; MACHADO, Lívia Marion Calderini Philadelpho; WANDERLEY,Vernaide; MENESSE, Eugênia. A percepção da paisagem como metodologia de investigação geográfica, 2012.

PACHECO, L. D. N. A percepção da paisagem no turismo do campo de golfe Comandatuba Ocean Course na ilha de Comandatuba, BA. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 341-354, dez. 2011.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 2000.

PAGE, S. Urban tourism. Londres: Routledge, 1995.

REIS, José de Ribamar. Folclore maranhense. São Luís: Informes, 1999.

RIBEIRO JÚNIOR, José Reinaldo Barros. Formação do espaço urbano de São Luís:

– 1991. 2ª ed. São Luís: Ed. do Autor/FUNC, 2001.

RODRIGUES, A. B. (org.). Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.

RUSCHMANN, D. V. de M.; TOMELIN, C. A. (orgs.). Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. Barueri: Manole, 2013.

SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. 1925. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, Roberto Lobato. Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998. pp.12-74.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

SANTOS, Saulo Ribeiro dos; LÔREDO, Carolina Diniz. A Casa das Tulhas e a Feira da Praia Grande: produto turístico em São Luís, MA. Revista Rosa dos Ventos. v.5, n. 3, jul-set., 2013, p. 485-496.

SILVA, Dirceu da; LOPES, Evandro Luiz; BRAGA JUNIOR, Sérgio Silva. Pesquisa quantitativa: elementos, paradigmas e definições. Revista de Gestão e Secretariado. v. 5, n. 01, p. 01-18, jan-abr., 2014.

SILVA, J. A. S. Turismo, Crescimento e Desenvolvimento: uma análise urbano-regional baseada em Cluster. Tese (Doutorado em Geografia.) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. USP, São Paulo, 2014.

SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Preservação do patrimônio cultural em cidades.Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

TYLER, D.; GUERRIER, Y.; ROBERTSON, M. (orgs.). Gestão do turismo municipal: teoria e prática de planejamento turístico nos centros urbanos. São Paulo: Futura, 2001.

VENTURI, Luis Antonio Bittar. A dimensão territorial da paisagem geográfica. Anais do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos – AGB, Goiânia, 2004.

VIEIRA, Natália Miranda. Gestão de sítios históricos: a transformação dos valores culturais e econômicos em programas de revitalização em áreas históricas. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2008.

WEISS, Edith Brown. Fairness to future generations: international law, common patrimony, and intergenerational equity. New York: United Nations University, 2000.

Publicado
2019-03-31