POTENCIAL TURÍSTICO E A PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL SOB A ÓTICA DOS TURISTAS NA SERRA DO RIO DO RASTRO, SC

  • Anny Kariny Feitosa Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Reinaldo Lucas Cajaíba Instituto Federal do Maranhão - IFMA
Palavras-chave: Geoturismo, Impactos Ambientais, Percepção Socioambiental

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a percepção socioambiental, sob a ótica do turista, acerca dos serviços ofertados na Serra do Rio do Rastro. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, aplicação de entrevistas e visitação in loco, além da consulta de dados secundários. Como resultados, temos que os turistas estão mais centrados em visualizar a beleza cênica do local, de modo que os impactos negativos não são percebidos pela maioria. Além disso, não há conhecimento da importância geológica dos costões rochosos. Como impactos negativos destacaram-se a infraestrutura insuficiente e a problemática do resíduo descartado de maneira inadequada, apontando para a necessidade de melhorias nos sistemas de serviços turísticos ofertados ao longo da serra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anny Kariny Feitosa, Instituto Federal do Ceará - IFCE
Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente no Instituto Federal do Ceará - IFCE.
Reinaldo Lucas Cajaíba, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES. Mestre em Engenharia do Ambiente (Utad, Portugal). Docente no Instituto Federal do Maranhão - IFMA.

Publicado
2018-02-17