CULTURA , RELIGIÃO E TURISMO – O CAMINHO DAS MISSÕES

  • Luciana Scherer Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Sandra Beatriz Fernandes Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Carlos Augusto Alves
Palavras-chave: Turismo e Cultura. Turismo Cultural. Turismo Religioso. Gestão Cultural.

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre cultura, religião e turismo, e a importância de fenômenos como turismo cultural e religioso na valorização da cultura de uma região. O território de estudo situa-se na Região das Missões, no Rio Grande do Sul. A análise está focada no Caminho das Missões, uma rota de turismo que tem como característica a integração de toda uma cadeia produtiva do turismo. Sua importância, entretanto, vai além dos benefícios econômicos, já que ao longo de suas opções de roteiros com até 338 km, trabalha com os signos culturais e religiosos da região formando um conjunto cultural que referencia a história missioneira e propicia o resgate da auto-estima de toda uma localidade. Compreende-se que a cultura e a religião, apresentadas por meio do turismo, requer planejamento e acompanhamento a fim de se maximizar os benefícios culturais, sociais e econômicos para a região. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Scherer, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Administradora (UFRGS) e Bacharel em Turismo (PUC_RS), Mestre em Ciências Sociais (PUCRS), e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Atuou como docente no Instituto de Ensino Superior de Brasilia (IESB), no Instituto de Ciência e Tecnologia de Brasilia (FACITEC) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Endereço: Rua Major Antônio Cardoso, 749. Centro, Cerro Largo – RS, CEP 97900-000

Email: lucianascherer@yahoo.com.br

Fone: 55.8150.7333

Sandra Beatriz Fernandes, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Agronoma (UFSM), mestre em Agronomia (UFSM) e Doutora em Ciências do Solo (UFGRS). Professora na Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional. Atua na área de desenvolvimento sustentável, principalmente em Sistemas Produtivos Locais e Desenvolvimento e Ambiente
Endereço: Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário. DEAGRO. Ijuí-RS, 98700-000
Email: sandravf@unijui.edu.br
Fone: 55. 9975.8509

Carlos Augusto Alves

Jornalista e Bacharel em Turismo (PUCRS) e Mestre em Ciências Sociais (PUCRS).

Atuou como docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), e atualmente atua na formação de consultores e empresários do turismo pelo SEBRAE. Possui ampla experiência em turismo e hotelaria.

Endereço: Rua São Nicolau , 601 - Centro, São Miguel das Missões - RS, 98865-000

Email: casalves@terra.com.br

Fone: 51. 9808.2928

Referências

ABUMANSSUR, Edin Sued (Org.) Turismo Religioso: ensaios antropológicos sobre religião e turismo. São Paulo: Papirus, 2003

BAUDRIHAYE, Jaime-Axel. El Turismo Cultural: Luces y Sombras. Madrid: Instituto de Turismo de España - Turespaña, Estúdios turísticos, 1997.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo:Companhia das Letras, 1992

BURNS, Peter. Antropologia do Turismo: uma introdução. Tradução Dayse Batista. São Paulo: Chronos, 2002.

CAMINHO DAS MISSÕES. Mapa do Caminho as Missões. Disponível em www.caminhodasmissoes.com.br. Acesso em 28/08/2016.

CAMINHO DAS MISSÕES. Roteiros. Disponível em www.caminhodasmissoes.com.br. Acesso em 28/08/2016.

CONSELHO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS MISSÕES (COREDE MISSÕES). Planejamento Estratégico Corede Missões. Disponível em www.al2.rs.gov.br. Acesso em 30/07/2016.

GARCIA CANCLINI, Nestor. As culturas populares no capitalismo. Tradução Cláudio Novaes Pinto Coelho. São Paulo: Brasiliense, 1982.

MINISTÉRIO DO TURISMO DO BRASIL -MTUR. Marcos Conceituais da Segmentação do Turismo. Brasília: MTUR, 2007. Disponível em www.turismo.gov.br , Acesso em 15/07/2016.

MCINTOSH, R. W et al. Tourism: principles, practices, philosophies. New York: John Wilwy & Sons, 2002.

POUSADA DAS MISSÕES. Disponível em http://www.pousadadasmissoes.com.br/ arquivos_internos/index.php, Acesso em 15/07/2016.

RAMOS, DARI. A formação histórica dos municípios da Região das Missões do Brasil. Santo Ângelo: URI, 2006.

SANCHES, Mário Antônio. Bioética: ciência e transcendência. São Paulo: Loyola, 2004.

STEIL, Carlos. Peregrinação, Romaria e Turismo Religioso: raízes etimológicas e interpretações antropológicas. In: ABUMANSSUR, Edin Sued (Org.). Turismo Religioso: Ensaios antropológicos sobre religião e turismo.Campinas, SP: Papirus, 2003.

Publicado
2018-02-17