DISCURSO SOBRE O PROCESSO DE TOMBAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL-TO

  • Núbia Nogueira do Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Rosane Balsan Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Preservação histórica, Tombamento, Centro histórico, Porto Nacional- TO

Resumo

No dia vinte e sete de novembro de dois mil e oito, na cidade do Rio de Janeiro, na sala dos Acheiros do Palácio Imperial aconteceu a quinquagésima nona Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (IPHAN) para discutir a possibilidade do Tombamento da cidade de Porto Nacional, em específico o centro histórico. O processo foi inscrito no Livro de Tombo Histórico o disposto no artigo 4º do Decreto-Lei 25, de 30 de novembro de 1937. A partir desse momento histórico a cidade passou a ser uma das cidades brasileira tombada. O artigo discorre sobre o discurso utilizado nesta reunião pelos conselheiros consultivo para que a cidade de Porto Nacional tivesse seu, reconhecido como patrimônio histórico brasileiro. Assim, propomos uma discussão sobre o real motivo do tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional-TO.

 

Palavras-chave: Preservação histórica. Tombamento. Centro histórico. Porto Nacional- TO

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Nogueira do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Mestre em Geografia, Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014). Especialista em MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2011). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Tocantins Campus Porto Nacional - TO.
Rosane Balsan, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Criou e Coordenou o Programa de Extensão da Terceira Idade do Cassino da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia do Turismo, PatrimônioCultural e Geografia Regional. Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional e Também coordenou e participou dos Projetos Financiados pelo MEC - ProExt 2009, ProExt 2010, ProExt 2011, ProExt 2015 (na linha temática de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro). Foi coordenadora do Programa de Extensão Universitária - Universidade da Maturidade no Pólo de Porto Nacional na sua única turma. Atualmente realiza o estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF).
Publicado
2017-02-28