ADAPTAÇÃO DA COZINHA FRANCESA A CULTURA E AO PALADAR BRASILEIRO

  • Cristian Gambato Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Birch Gonçalves Universidade de Caxias do Sul - UCS
Palavras-chave: Gastronomia. Gastronomia francesa. Internacionalização. Restaurante

Resumo

A gastronomia francesa tem influenciado a culinária brasileira e a mundial. No Brasil, devido a riqueza de sabores e variedades, o resultado pode ser uma mistura entre a cozinha clássica com a cozinha do novo mundo. Nesse sentido, este estudo analisa as percepções de Chefs franceses sobre a cultura e o paladar brasileiro, além de verificar as principais motivações e dificuldades que levaram à escolha do Brasil como local para trabalhar. Para tanto realizou-se uma pesquisa qualitativa, conduzindo-se entrevistas em profundidade apoiadas num roteiro semiestruturado, aplicado a cinco Chefs de cozinha franceses. Os resultados mostram que a gastronomia francesa precisou se reinventar desde sua implantação no Brasil, principalmente ao utilizar temperos, frutas e legumes brasileiros. Além disso, destacam-se as dificuldades para a adaptação dos Chefs no Brasil como a língua portuguesa, fornecedores e colaboradores despreparados que dificultam o resultado final dos profissionais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Gambato, Universidade de Caxias do Sul
Bacharel em Comérico Internacional, Coordenador de vendas - Tramontina sul S.A. - Filial Porto Alegre
Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Prof. Roberto Birch Gonçalves
Doutor em Administração – UFRGS
Diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais
Prof. Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola. 

Referências

ALCORFADO, F. Globalização. São Paulo: Livraria Nobel, 1997.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CÔRTE REAL, M. Paris Gourmet. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios, 1998.

COSGROVE, D. Mundos de Significados: Geografia Cultural e Imaginação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2000.

FREIXA, D.; CHAVES, G. Gastronomia no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro, Senac Nacional, 2008.

HELD, D.; MCGREW, A. Prós e contras da globalização. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2001.

LAWRENCE, W. L., WEI-WEN, W., YU-TING, L. Promoting Food Tourism with Kansei Cuisine Design. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Vol. 40, pp. 609 – 615. 2012.

LEAL, M. L. M. S. A história da gastronomia. Rio de Janeiro, RJ: SENAC, 1998.

MALHOTRA, N. K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MORTEN T.P.; GUROH, R.; MARGRETHE, H. Consumer perception of food–beverage pairings: The influence of unity in variety and balance. International Journal of Gastronomy and Food Science. Vol. 2, pp. 83–92, 2015

MONTANARI, M. Comida como cultura. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

NOVAKOSKI, D.; FREIRE, R. Enogastronomia: a arte de harmonizar cardápios e vinhos. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.

RUHLMAN, M. A alma de um chef: viagem para a perfeição. Trad: Renata Lucia Bottini. São Paulo. Ed: Senac, 2007.

SALAINI, C. J.; CARVALHO, A. P. C.; ETCHEVERRY D. A. B. ROMERO, F. L.; LOPEZ, R. L. C.; SANTOS, M. M.; MAGALHAES, N. I. R; SCHNEIDER, T. R. S. Globaliza, cultura e identidade. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.

SANTOS, F. M. Análise de Conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP; UFSCar, v.6, no. 1, p. 383-387, mai. 2012.

SARIOĞLAN, M. A Theoretical Research on the Constraints of Development of Gastronomy Education in Turkey. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Vol. 116, pp. 260–264. 2014. Disponível em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814002067 Acessado em Junho de 2016.

SCHLÜTER, R. Gastronomia e turismo. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2003.

SPANG, R. L. A invenção do Restaurante: Paris e a Moderna Cultura Gastronômica. Rio de janeiro: ABDR, 2003.

TARIK, S.; GUREL C.; FUSÜN, I. D.; SUNA, M. E.; MEHTAP, B. Tourists’ Approach to Local Food. Procedia - Social and Behavioral Sciences. No. 195, pp. 429 – 437, 2015. Disponível em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042815039646 Acessado em Junho de 2016.

TEMPORAL, A. Bom tempo na França. Rio de Janeiro: Record, 2004.

UNESCO. “Gastronomic meal of the French”. 2010. Disponível em

http://www.unesco.org/culture/ich/en/RL/gastronomic-meal-of-the-french-00437 Acessado em junho de 2016.

ZANELLA, L. C. Instalação e administração de restaurantes. São Paulo: Editora Metha, 2007.

Publicado
2018-04-09