TURISMO CULTURAL DE ILHÉUS: UMA ANÁLISE DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS NOS ATRATIVOS HISTÓRICO-CULTURAIS ENTRE 2008 E 2018

  • Brenda Cristina Santos Melo UESC
  • Antônio Nolberto de Oliveira Xavier Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

O presente artigo apresenta resultados do trabalho de conclusão de curso realizado na graduação em
Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),
no ano de 2018. Este tratou do conceito de turismo cultural e sua importância na demanda turística da cidade de Ilhéus, Sul da Bahia, com foco na situação do investimento no sistema turístico local e seus atrativos históricos e culturais materiais. Para tanto, buscou-se verificar tal investimento nos patrimônios de maior destaque, no quesito turismo cultural de Ilhéus, contando com o método indutivo e a metodologia de caráter exploratória e descritiva, por meio de levantamento de dados bibliográficos e entrevistas na Secretaria de turismo, na secretaria de cultura e ao vice-prefeito de Ilhéus. Como resultados, há o apontamento de investimentos financeiros de cerca de mais de 10 milhões de reais, de modo a se preservar os patrimônios turísticos materiais, indicações de ações e eventos de cunhos culturais, e desenvolvimento estratégico turístico cultural local.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Turismo. Identidade Local. Ilhéus

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Cristina Santos Melo, UESC

Graduanda em Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Bacharela de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Mestranda em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia – UFBA

Antônio Nolberto de Oliveira Xavier, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Filosofia, Especialista Administração e Planejamento para Docentes, Mestre em Ciências da Comunicação, Doutor em Comunicação e Semiótica, Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Comunicação Social - Rádio e TV, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. 

Publicado
2020-07-20
Seção
Artigos